Cadastro Unificado

Agora o cadastro de usuarios do site está unificado, isso significa que você não precisará mais fazer um novo cadastro a cada ano, ou ter um cadastro para o Congresso e outro para os Workshops.

Somente com o seu e-mail e senha, você terá acesso a todos os recursos restritos do site.



Login do Usuário

Não é cadastrado ainda?
Cadastre-se agora!

 

 
Acesse
Palestras


       

26 de Setembro

Edwin Aldrin Januário da Silva

 

Tema da palestra:
Empreendedorismo como Alavanca do Desenvolvimento

 

Local: Cine Teatro Ópera  |  Horário: 20h



Sinopse:

A palestra terá como objetivo principal mostrar a importância do conhecimento para o empreendedor e para o sucesso dos seus negócios, exemplificando a aplicação desse conhecimento tanto para quem deseja ser empreendedor dentro da sua profissão como funcionário ou colaborador de uma empresa ou para quem deseja ser o dono do seu próprio negócio. Veremos que não há fórmula para o sucesso, mas certamente há características que são fundamentais para ampliar as chances para um gestor ou proprietário manter a sua empresa competitiva.

Currículo:

Edwin Aldrin Januário da Silva é Estatístico (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN 1992), com especializações nos cursos de Análise de Sistemas Computacionais pelo ITECI/PE, Especialização em Processamento da Informação pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, Especialização em Estatística Computacional e Análise de Dados pelo Departamento de Estatística da UFRN, Especialização em Gestão de Pequenos Negócios pela FIA/USP e mestre em Ciência da Engenharia de Produção (gestão de Tecnologias da Informação - TI) pelo programa de Pós-graduação da Engenharia de Produção – PEP/UFRN. Atuou como professor universitário na Universidade Potiguar (UnP) no período de 1993 a 2006 e na Faculdade do Seridó (FAS) em 2007, ministrando as disciplinas de Estatística Aplicada, Matemática Aplicada, Gestão da Tecnologia da Informação, Consultoria Empresarial e Empreendedorismo em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Funcionário do SEBRAE/RN desde 1996, atuando como analista de pequenos negócios, principalmente nas áreas de Estudos e Pesquisas, Tecnologia da Informação, Arranjo Produtivo Local – APL e Marketing.



 

27 de Setembro

MESA REDONDA

 

Tema:
Governo Aberto

 

Palestrantes:

Cristiano Rocha Heickert


Fabro Steibel

 

Mediadora:

Claudia Cristina Muller

 

Local: Auditório do Campus Central   |   Horário: 20h

 Cristiano Rocha Heickert

Mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou 8 anos no setor privado e há 10 anos é servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Ministério do Planejamento. Atualmente é Assessor-Chefe na Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica do Ministério Público Federal. Dentre outros cargos já ocupados, foi Secretário de Gestão Estratégica no Conselho Nacional do Ministério Público (2012 a 2015) e Secretário de Logística e Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento (2015-2016).

 

Fabro Steibel

Diretor executivo do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro, professor de Mestrado Profissional em Gestão de Economia Criativa da ESPM Rio (Brasil), é o Pesquisador Independente da Parceria de Governo Aberto no Brasil, e fellow em governo aberto pela Organização dos Estados Americanos. Foi pesquisador visitante na Universidade das Nações Unidas e na Universidade da Califórnia San Diego. Possui pós-doutorado em consultas públicas pela UFF (Brasil) e doutorado em Comunicação pela Universidade de Leeds (UK). Há mais de dez anos trabalha com pesquisa e projetos aplicados sobre tecnologia e sociedade para organizações como Unesco, Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Mercosul e IDRC, além de publicar na área de Direitos Humanos, governo aberto e tecnologia. É diretor executivo do ITS Rio.

 

Claudia Cristina Muller (mediadora)

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Formação de Professores para a Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Tuiuti do Paraná. Licenciada em Letras Português / Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. De 2004 a 2010 desenvolveu funções na Escola de Governo do Paraná, onde desenvolveu o Repositório Saberes em Gestão Pública, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e o Programa de Capacitação para a Educação a Distância. Trabalhou na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, coordenando o programa de Educação e Qualificação Profissional no Sistema Penal. Em 2012 atuou como Coordenadora-Geral de Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) / Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e, em 2013 assumiu a Coordenação-Geral de Gestão da Informação e do Conhecimento da ENAP, onde implantou o Repositório Institucional, com acesso aberto. Gerenciou a implantação dos projetos Enap Sem Papel e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para automação de processos. Docente em cursos de pós-graduação em disciplinas relacionadas à gestão da informação, gestão do conhecimento, tecnologias aplicadas à educação. Coordenou o Programa de Formação Continuada do NUTEAD / Universidade Estadual de Ponta Grossa / Sistema UAB / MEC de 2010 a 2015. Publicou livros e capítulos de livros, e, desde 2015 atua como assessora na Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da SEED-PR, nas temáticas de Recursos Educacionais Abertos, MOOCs, Seed Lab, Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).



 

28 de Setembro

 

MESA REDONDA

 

Tema:
Conhecimento: A Alavanca do Desenvolvimento

 

Palestrantes:

Glaucia de Souza Munhoz


Sandra Maria Coltre


Sérgio Kazuo Tsuru  


Milton Campo Jiménez


 

Mediador:

Luiz Laertes de Freitas

 

Local: Auditório do Campus Central   |   Horário: 20h

Glaucia de Souza Munho

Glaucia de Souza Munhoz

Graduada em Administração, especialista em Adm. de Recursos Humanos, Mestre em Administração (UEM) e Doutora em Geografia, sub-área Humana pela UNESP. Estuda e pesquisa sobre o Mundo do Trabalho. Tem experiência profissional de 18 anos na área de Recursos Humanos e desde 2008 é docente da Universidade Estadual de Maringá e é coordenadora do Curso de Administração desde 2014.

 

Sandra Maria Coltre

Graduada em Administração pela FECIVEL, Especialista em Educação Brasileira - UFPr, Mestra em Administração- UFSC e Doutora em Engenharia de Produção - UFSC. Cargos Ocupados: Pró Reitora de Administração, Assessora do Grupo de Planejamento e Controle, Chefe de Divisão Avaliação de Desempenho, Coordenação de curso e de estágio, Presidente da CPA Setorial da UNIOESTE. Avaliadora ad hoc do INEP, Perita da SETI. Atua como docente na Unioeste, na graduacão, na Pós graduação em nível Especialização, MBA,  Mestrado, Doutorado e UNATI - Universidade da Terceira Idade. Monitoria na CUIA - Comissão Universidade para os Índios. Membro do GEOS - Grupo de Estudos em Organizações Sociais. Palestras e treinamentos em: áreas de Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, Performance docente e Comportamento Organizacional.

  Sérgio Kazuo Tsuru  

Diretor de Formação Profissional do CRA-PR, Bacharel em Administração e Mestre em Administração e Recursos Humanos; Especialista em Gerência de projetos, Finanças, Marketing e Estratégias empresariais; Consultor em gestão empresarial por ASCONSULT e SEBRAE-PR; Professor de Posgraduação na Área de Gestão em IES do Paraná; Diretor de Formação Profissional do CRA-PR;Ocupou cargos em níveis gerenciais e direção em empresas Industriais, Comerciais e Serviços.

  Milton Campo Jiménez

Administrador de Empresas, Especialista en Gerencia de Mercadeo Estratégico, Magister en Administración de Proyectos, Doctorando en Psicología Empresarial, conferencista en mejoramiento personal, PNL, ventas, clima organizacional, con más 25 años de experiencia en docencia universitaria, en importantes universidades de Colombia y Latinoamérica, Ex Subdirector de Planeación Del Servicio Nacional De Aprendizaje “ SENA Atlántico, Gerente General de ACUARELA LTDA, Actual Decano del Programa de Negocios y Finanzas Internacionales de la Universidad Autónoma del Caribe-Colombia, Escritor del libro “MENTALIDAD DE PUNTA” lanzado en mayo de 2008 en la Universidad Diego Portales de Santiago de Chile, de su formación como mercadologo e investigador resulta su libro “EL CONSUMIDOR COSTEÑO, Perfil Comporta mental; experto en temas de liderazgo.

Luiz Laertes de Freitas (mediador)

Possui Doutorado em Psicologia: Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Linha de pesquisa: Processos Psicossociais. Atualmente é professor de comportamento humano.  Mestrado em Administração: Gestão e Política Institucional - Linha de pesquisa: Administração Universitária, na UFSC. Bacharel em Administração, formado pela UEPG. Especialização: Finanças e Orçamento - finanças públicas- pelo IPARDES; especialização em Sistemas e Métodos - FUNPAR; especialização em Metodologia de Ensino Superior -UEPG. Atualmente é Professor das disciplinas de Ética e Responsabilidade Social e Sociologia Aplicada  e Comportamento Humano na UEPG.

Congresso Internacional de Administração ADMPG 2017 - Todos os Direitos Reservados.