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Palestras

                                               

26 de Setembro

Edwin Aldrin Januário da Silva

 

Tema da palestra:
Empreendedorismo como Alavanca do Desenvolvimento

 

Local: Cine Teatro Ópera  |  Horário: 20h



Sinopse:

A palestra terá como objetivo principal mostrar a importância do conhecimento para o empreendedor e para o sucesso dos seus negócios, exemplificando a aplicação desse conhecimento tanto para quem deseja ser empreendedor dentro da sua profissão como funcionário ou colaborador de uma empresa ou para quem deseja ser o dono do seu próprio negócio. Veremos que não há fórmula para o sucesso, mas certamente há características que são fundamentais para ampliar as chances para um gestor ou proprietário manter a sua empresa competitiva.

 

Currículo:

Edwin Aldrin Januário da Silva é Estatístico (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN 1992), com especializações nos cursos de Análise de Sistemas Computacionais pelo ITECI/PE, Especialização em Processamento da Informação pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, Especialização em Estatística Computacional e Análise de Dados pelo Departamento de Estatística da UFRN, Especialização em Gestão de Pequenos Negócios pela FIA/USP e mestre em Ciência da Engenharia de Produção (gestão de Tecnologias da Informação - TI) pelo programa de Pós-graduação da Engenharia de Produção – PEP/UFRN. Atuou como professor universitário na Universidade Potiguar (UnP) no período de 1993 a 2006 e na Faculdade do Seridó (FAS) em 2007, ministrando as disciplinas de Estatística Aplicada, Matemática Aplicada, Gestão da Tecnologia da Informação, Consultoria Empresarial e Empreendedorismo em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Funcionário do SEBRAE/RN desde 1996, atuando como analista de pequenos negócios, principalmente nas áreas de Estudos e Pesquisas, Tecnologia da Informação, Arranjo Produtivo Local – APL e Marketing.

27 de Setembro

MESA REDONDA

 

Tema:
Governo Aberto

 

Palestrantes:

Maria D’Abadia de Oliveira Borges Brandão


Fabro Steibel

 

Mediadora:

Claudia Cristina Muller

 

Local: Auditório do Campus Central   |   Horário: 20h



Currículo dos Palestrantes:

 

Maria D’Abadia de Oliveira Borges Brandão

Pós graduação: Formação de Multiplicadores da Cultura Gerencial  Fundação Getúlio Vargas -  agosto de 2010.  

Pós-Graduação: Planejamento Estratégico – Instituto Cambury, Latu Sensu – 2001/2002.

Pós-Graduação: Políticas Públicas – Universidade Federal de Goiás, Latu Sensu – 1999.

Graduação em Ciências Sociais - Título de bacharel e licenciada, pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Registro Profissional DRT nº 089 – de 10-08-87 – DRT 05536/87.

Experiência Profissional

Controladoria Geral do Estado de Goiás – Superintendente Central de Transparência Pública  2013 (alteração da nomenclatura da Superintendência em janeiro de 2014)

Superintendente de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas – 2011 a 2013

Agência Estadual de Turismo – Programa Qualifica Goiás – Coordenação do Projeto de Qualificação dos Recursos Humanos, Equipamentos e Serviços Turísticos do Estado de Goiás – março de 2010

Comitê Executivo Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 – setembro/08 a maio/2009.

Secretaria de Ciência e Tecnologia – Coordenação da Escola de Governo do Estado de Goiás – junho de 2008

Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos – Gerente Executiva da Escola de Governo – 2002 a 2008

 

Fabro Steibel

Diretor executivo do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro, professor de Mestrado Profissional em Gestão de Economia Criativa da ESPM Rio (Brasil), é o Pesquisador Independente da Parceria de Governo Aberto no Brasil, e fellow em governo aberto pela Organização dos Estados Americanos. Foi pesquisador visitante na Universidade das Nações Unidas e na Universidade da Califórnia San Diego. Possui pós-doutorado em consultas públicas pela UFF (Brasil) e doutorado em Comunicação pela Universidade de Leeds (UK). Há mais de dez anos trabalha com pesquisa e projetos aplicados sobre tecnologia e sociedade para organizações como Unesco, Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Mercosul e IDRC, além de publicar na área de Direitos Humanos, governo aberto e tecnologia. É diretor executivo do ITS Rio.

Claudia Cristina Muller (mediadora)

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Formação de Professores para a Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Tuiuti do Paraná. Licenciada em Letras Português / Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. De 2004 a 2010 desenvolveu funções na Escola de Governo do Paraná, onde desenvolveu o Repositório Saberes em Gestão Pública, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e o Programa de Capacitação para a Educação a Distância. Trabalhou na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, coordenando o programa de Educação e Qualificação Profissional no Sistema Penal. Em 2012 atuou como Coordenadora-Geral de Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) / Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e, em 2013 assumiu a Coordenação-Geral de Gestão da Informação e do Conhecimento da ENAP, onde implantou o Repositório Institucional, com acesso aberto. Gerenciou a implantação dos projetos Enap Sem Papel e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para automação de processos. Docente em cursos de pós-graduação em disciplinas relacionadas à gestão da informação, gestão do conhecimento, tecnologias aplicadas à educação. Coordenou o Programa de Formação Continuada do NUTEAD / Universidade Estadual de Ponta Grossa / Sistema UAB / MEC de 2010 a 2015. Publicou livros e capítulos de livros, e, desde 2015 atua como assessora na Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da SEED-PR, nas temáticas de Recursos Educacionais Abertos, MOOCs, Seed Lab, Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

28 de Setembro

MESA REDONDA

 

Tema:
Conhecimento: A Alavanca do Desenvolvimento

 

Palestrantes:

Glaucia de Souza Munho


Sandra Maria Coltre


Sérgio Kazuo Tsuru  

 

Mediador:

Luiz Laertes de Freitas

 

Local: Auditório do Campus Central   |   Horário: 20h



Currículo dos Palestrantes:

 

Glaucia de Souza Munhoz

Graduada em Administração, especialista em Adm. de Recursos Humanos, Mestre em Administração (UEM) e Doutora em Geografia, sub-área Humana pela UNESP. Estuda e pesquisa sobre o Mundo do Trabalho. Tem experiência profissional de 18 anos na área de Recursos Humanos e desde 2008 é docente da Universidade Estadual de Maringá e é coordenadora do Curso de Administração desde 2014.  

 

Sandra Maria Coltre

Graduada em Administração pela FECIVEL, Especialista em Educação Brasileira - UFPr, Mestra em Administração- UFSC e Doutora em Engenharia de Produção - UFSC. Cargos Ocupados: Pró Reitora de Administração, Assessora do Grupo de Planejamento e Controle, Chefe de Divisão Avaliação de Desempenho, Coordenação de curso e de estágio, Presidente da CPA Setorial da UNIOESTE. Avaliadora ad hoc do INEP, Perita da SETI. Atua como docente na Unioeste, na graduacão, na Pós graduação em nível Especialização, MBA,  Mestrado, Doutorado e UNATI - Universidade da Terceira Idade. Monitoria na CUIA - Comissão Universidade para os Índios. Membro do GEOS - Grupo de Estudos em Organizações Sociais. Palestras e treinamentos em: áreas de Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, Performance docente e Comportamento Organizacional.

 

Sérgio Kazuo Tsuru  

Diretor de Formação Profissional do CRA-PR, Bacharel em Administração e Mestre em Administração e Recursos Humanos; Especialista em Gerência de projetos, Finanças, Marketing e Estratégias empresariais; Consultor em gestão empresarial por ASCONSULT e SEBRAE-PR; Professor de Posgraduação na Área de Gestão em IES do Paraná; Diretor de Formação Profissional do CRA-PR;Ocupou cargos em níveis gerenciais e direção em empresas Industriais, Comerciais e Serviços.

 

Luiz Laertes de Freitas (mediador)

Possui Doutorado em Psicologia: Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Linha de pesquisa: Processos Psicossociais. Atualmente é professor de comportamento humano.  Mestrado em Administração: Gestão e Política Institucional - Linha de pesquisa: Administração Universitária, na UFSC. Bacharel em Administração, formado pela UEPG. Especialização: Finanças e Orçamento - finanças públicas- pelo IPARDES; especialização em Sistemas e Métodos - FUNPAR; especialização em Metodologia de Ensino Superior -UEPG. Atualmente é Professor das disciplinas de Ética e Responsabilidade Social e Sociologia Aplicada  e Comportamento Humano na UEPG.

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